AS CINZAS DE NOSSA FRAGILIDADE

Publicado em: 26/02/2020 - 08:00

Fonte da ilustração: https://cleofas.com.br/qual o sentido da celebracao das cinzas/

A comemoração de Carnaval teve seu início no século XVI. O nome veio do latim, inicialmente ‘carnem levare’, ou seja, ‘abstenção de carne’, até a variante ‘carnevale’ ou ‘adeus à carne’. Antigamente chamava-se “dias gordos”, por haver a possibilidade de se fazer folia com festividades populares, desde o Dia de Reis (Epifania) até a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, quando teria início a Quaresma e viria um período de penitência e privação, especialmente a abstinência de carne. A terça-feira gorda, então, último dia da temporada de Carnaval, é feriado nacional em vários países.

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 40 dias antes da Páscoa (sem contar os domingos, que é o período da Quaresma). A cada ano, seu posicionamento depende da data daPáscoa, podendo variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março. AQuarta-Feira de Cinzas, portanto, é o primeiro dia da Quaresma no calendáriocristão ocidental.

Mas nem todos sabem que cinzas são essas. Quando recebemos os ramos noDomingo de Ramos, os levamos para as nossas casas e os guardamos com carinho.Com o passar do tempo eles secam,mas não devemos jogá-los fora, pois foram bentos pelo sacerdote. Por isso, devemos entregá-los naigreja para que sejam queimados e transformados em cinzas, a fim de serem usadas no dia deQuarta-Feira de Cinzas.

A tradição de jogar cinzas sobre a cabeça vem do Oriente, como símbolo dearrependimento perante Deus, como relatado diversas vezes na Bíblia. A Quarta-Feira deCinzas é um dia de jejum e abstinência, um momento especial da Igreja, porque elanos introduz precisamente no mistério quaresmal, nos leva a visualizar aQuaresma, exatamente para que busquemos o Senhor.

Podemos receber as Cinzas de duas maneiras: ou somos marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou recebemos um pouco sobre nossas cabeças,quando o sacerdote pronuncia uma das frases, à sua escolha: “Lembra-te que éspó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!” É sinal detestemunho cristão deixar as marcas das Cinzas durante umperíodo, antes de lavá-las.

As Cinzas nos lembram que somos penitentes, nos remetem à humildade, ànossa condição de criaturas, à nossa absoluta dependência de Deus, aoperegrinar transitório nesta vida, de efêmera fragilidade,sujeita à morte. Viemos do pó (cinzas) e assim voltaremos, mas, precisamos estar com o coração e a almapreparados para Deus.

A Quaresma é um momento propício para corrigir os erros e abrir-nos aos outros, realizandoações concretas de solidariedade. É um novo tempo, de conversão, de silêncio,penitência, jejum, oração, para renovação e crescimento espiritual, nos voltandopara Deus e para os irmãos. É um tempo forte, de Escuta da Palavra de Deus, de meditação,de oração, tempo que nos proporciona direcionar nossa vida para o bem. Avivência da Quaresma, conforme nos recomenda nossa santa Igreja, nos habilita àressurreição na Páscoa, com Cristo, a uma vida nova e plena.

PASCOM-PSBJ

Comentários:

Therezinha Kroiss Ferigato
Publicado em: 28/02/2020 - 11:34
Sou grata a Deus por ter-me chamado a ser cristã, pertencer a esta nossa Igreja que me acolhe desde o Batismo e me tem educado a cada dia. E pelo dom da vida em meus 81 anos e aqui me conservado a despeito de grave enfermidade. E muito feliz porque me trouxe a esta missão onde posso colocar em prática os dons que recebo de Seu Espírito e poder compartilhá-los com meus irmãos. O Senhor seja louvado!
Regina F. Bernardi Ghisi
Publicado em: 28/02/2020 - 15:02
Cinzas... nos leva ao tempo Quaresmal... que tenhamos a graça de "ressuscitar" a cada Páscoa... que a cinza seja matéria-prima para um recomeço.
Obrigada pelo artigo