Quarta-feira de Cinzas

Publicado em: 06/03/2019 - 16:46

Fonte: https://cleofas.com.br/qual-o-sentido-da-celebracao-das-cinzas/

Sabemos que a Quarta-feira de Cinzas é um dos dias de jejum e abstinência de carne que nósprecisamos obedecer, no entanto, sempre é bom lembrarmos o significado dessa celebração.

A Quarta-feira de Cinzas é o dia em que inicia a Quaresma. Nesse dia nós, os fiéis, temosnossa fronte marcada com cinzas, como os primitivos penitentes públicos, excluídostemporariamente da assembleia. Também podemos nos referir a passagem em que Adão foi expulsodo Paraíso e de Deus ouve: Você é pó, e ao pó voltará (Gn 3, 19).

Esse sacramental tem como finalidade levar-nos ao arrependimento dos pecados e fazer-noslembrar que não podemos nos apegar a esta vida achando que a felicidade plena possa serconstruída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

A celebração das Cinzas está no início da Quaresma, que, por sua vez,a denomina o período de preparação para a Páscoa do Senhor e foi inspirada nas tentações deCristo no deserto, e também nos exemplos de Noé, em 40 dias na Arca, e Moisés, vagando por 40anos no deserto do Sinai.

A celebração das Cinzas é celebrada na quarta-feira de modo a coincidir com a contagem dequarenta dias até o Sábado santo. Essa contagem é realizada sem contar os Domingos, porque nãose faz penitência aos Domingos (Dia do Senhor).

A Quaresma é um tempo de reflexão e conversão para nos preparar a viver o Mistério Pascalda Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período devemos praticar penitência, jejum eoração essa nossa conversão.

Que Deus nos ajude a viver esses quarenta dias de maneira penitente, conforme ele mesmonos ensinou e vários de seus santos o fizeram durante muitos anos de suas vidas!

Deus seja sempre louvado! Amém!

Fontes:
- https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2019/03/05/carnaval-e-quaresma-2/
- https://cleofas.com.br/qual-o-sentido-da-celebracao-das-cinzas/
- Livro: Edith Momméja. As festas cristãs - História, sentido e tradição. PAULUS Editora.


PASCOM / PSBJ
<< VOLTAR