ADVENTO

Publicado em: 05/11/2018 - 13:52

Fonte da ilustração: https://cleofas.com.br/10-curiosidades-sobre-o-advento-que-melhorarao-seu-natal/

“Eis que dias virão (...) em que cumprirei a promessa que fiz (...), farei germinar para Davi um germe (...) que exercerá o direito e a justiça na terra.” (Jr 33,14-15)

Concluído o Ano Litúrgico com a solenidade de Cristo Rei, novo tempo sucede, que é o ADVENTO, entre 02 e 24 de dezembro de 2018.

Com o sentido de “chegada ou vinda”, ou mesmo de “espera”, ADVENTO é, no calendário da Igreja, o período que antecede o Natal, tempo em que novamente Deus nos propicia Sua bondade, à qual correspondemos com redobrada frequência aos Sacramentos, penitência e orações.

Duas situações caracterizam este precioso tempo:

a) na primeira, que vai de 02 a 09 de dezembro, 1º e 2º Domingos, vivenciamos ‘HOJE olhando ao FUTURO’;

b) na segunda, de 16 a 23 de dezembro, 3º e 4º Domingos, vivenciamos ‘HOJE olhando ao PASSADO’.

Prosseguindo, o ADVENTO chega até a Vigília de Natal na noite de 24 de dezembro, para concluirmos com “chave de ouro” nossas reflexões e atitudes qual uma “futura- mamãe” que, sentindo completar-se a gestação que nela se processa, entra no “tempo de espera”, pressurosa, ocupada e preocupada para o grande evento de sua vida: o nascimento de seu filho!

Com uma pequena pausa, aqui reflitamos:

Não poderia, essa futura- mamãe, sendo MARIA, servir-nos de exemplo para que bem vivenciemos ESTE ACONTECIMENTO, que vem dar novo sentido às nossas vidas? E como, pessoalmente, nos preparar?

Abundante, rica e sempre atual, a PALAVRA DE DEUS, de preciosa sabedoria, para conduzir o processo de nossa “gestação” espiritual, se assim podemos dizer.

Então vejamos as leituras a serem proclamadas neste ADVENTO:

Anunciam os PROFETAS (Jr 33,14-16; Br 5,1-9; Sf 3,14-18a; Mq 5,1-4a; Is 12,2-6) que Deus estimula um “rebento” promotor de Paz, Alegria, Direito, Justiça, Segurança e Salvação, que vem para cuidar de nós.

Com os SALMISTAS (Sl 24; 125; 79) cantamos o poder de Deus que, com Sua Verdade e Compaixão nos conduz por Caminho de Salvação.

As Cartas de PAULO (1Ts 3,12-4,2; Fl 1,4-6.8-11; Fl 4,4-7) e aos HEBREUS (10,5-10) estimulam nossa alegria, garantem-nos a realização da obra em nós, já começada por Deus e que é levada à perfeição pela oferta do Corpo de Seu Filho para nós.

Enquanto LUCAS (Lc 21,25-28.34-36; 3,1-6; 3-10-18; 1,39-45) relata-nos os principais acontecimentos de antes, com vistas à plena realização da promessa divina.

Na Vigília natalina, MATEUS (Mt 1,1-25) dedica-se à narrativa da ascendência de Jesus, a Sua paternidade legal e a gravidez de Maria.

Sendo o ADVENTO ocasião propícia à conversão, que estejamos preparados e bem estimulados à participação consciente e digna nas celebrações que se sucedem neste tempo que inaugura o novo Ano Litúrgico, como “portões” que se abrem para que por eles entre o Rei da Glória!

Que MARIA, a grande portadora e anunciadora do Deus-Menino, Filho de Deus, seja-nos intercessora junto a Ele, como também exemplo de fé e coragem. E que Ela nos ensine a anunciá-Lo ao mundo como nosso Salvador!

Seja Deus sempre louvado!

Fonte: SILVA, Cônego Celso Pedro da, sacerdote e professor de Sagrada Escritura, in Revista Família Cristã, Ano 84, novembro de 2018, nº 995, pp. 37- 42.

Comentários:

Carlos