SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA

Publicado em: 20/08/2018 - 14:35

Fonte: http://cleofas.com.br/setembro-o-mes-da-biblia/

Podemos ver Deus na Natureza (firmamento, estrelas, planetas, Terra, rios, riachos, cachoeiras, aves e em tantas obras criadas por Ele), na bondade de quem ajuda, na pureza de uma criança, na paz de um santuário, num acontecimento simples ou extraordinário. E em setembro, quando começa a primavera, podemos também ver Deus na beleza das flores, com sua variedade de formas, cores e perfumes.

Há tantos encantos, tantos mistérios, que temos certeza de que por tudo isso tem que existir um Deus Criador Onipotente, Todo-Poderoso. E esse Deus vem ao nosso encontro, entra em contato conosco, manifesta os Seus Planos. E transmite isso através da Bíblia, da Boa Nova, da boa esperança.

Deus não é fechado em si, Ele se comunicou com o povo escolhido. Depois enviou o Filho, o Verbo de Deus, a própria Palavra personificada de Deus, que se encarnou e nos falou por palavras e ações. Esse Plano de Deus a nosso respeito, Suas manifestações com o povo escolhido estão expressos na Bíblia.

Foram escritores inspirados que escreveram o conjunto de livros que forma a Bíblia. Deus iluminou a mente desses autores para que apurassem e registrassem a Verdade. E o fruto dessa colaboração entre Deus Inspirador e os escritores sagrados é a Bíblia, composta de 73 livros (46 do AT; 27 do NT). Assim, na Bíblia está gravada a palavra infalível de Deus. Diz o autor sagrado: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17).

A Palavra de Deus é uma carta do Pai aos filhos, que somos nós: devemos recebê-la com carinho, lê-la com atenção e relê-la com assiduidade e a ela responder adequadamente. Deus mostra-nos seus sentimentos, abre-nos à Comunhão, sua Palavra é verdade que orienta, dá vigor e esperança. A Bíblia é luz para nossos caminhos, oferece orientações de conduta digna, dissipa dúvidas, aponta para a direção da verdade. A Bíblia tem orientações de vida, para nos encaminhar e para nos corrigir.

Vamos conferir alguns Salmos: “A Lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples” (Sl 18,8). “Os preceitos do Senhor são retos, deleitam o coração; o mandamento do Senhor é luminoso, esclarece os olhos” (Sl 18,9). "O único consolo em minha aflição é que vossa palavra me dá vida” (Sl 118,50). “Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (Sl 118,105). "Encontro minha alegria na vossa palavra, como a de quem encontra um imenso tesouro” (Sl 118,162).

Jesus deseja que nosso coração seja capaz de fazer a palavra fecunda: "A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um” (Mateus 13,23).

Agora mesmo é um bom momento para a Escuta da Palavra de Deus.

Deus seja louvado!