SANTO ANTÔNIO

Publicado em: 10/06/2018 - 19:16

Fonte: http://cleofas.com.br/o-dia-em-que-santo-antonio-pregou-e-os-cardeais-experimentaram-algo-extraordinario/

Santo Antônio é Doutor da Igreja, tem muitos devotos e é reverenciado com orações, Novenas e Trezenas. É um dos santos celebrados nas Festas Juninas. No dia 13 de junho a Igreja oferece o “Pãozinho de Santo Antônio”, bento pelo sacerdote, para ser consumido com fé e devoção, alimento ao corpo e ao espírito.

Venerado pelos portugueses como Santo Antônio de Lisboa, onde nasceu em 1191, é mais conhecido como Santo Antônio de Pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade italiana, em 13 de junho de 1231.

Ordenado frade agostiniano em Lisboa, aprofundou os estudos em Coimbra. Tornou-se franciscano em 1220. Foi ao Marrocos, em missão, mas logo lhe acometeu uma grave doença. No regresso, forte tempestade arrastou o barco para as costas da Sicília.

Dirigiu-se para Assis, onde encontrou São Francisco. Viveu em isolamento e intensas meditações. Dissertou para os franciscanos e dominicanos de forma fluente e admirável. Antônio recebeu do próprio Francisco a aprovação para a tarefa pastoral. Ensinou teologia em universidades da Itália e França.

Em 1227 foi indicado ministro provincial e passou a pregar na região de Pádua, para audiências cada vez maiores. Em 1230 solicitou dispensa dessa função, para dedicação exclusiva à pregação, ao trabalho pelos necessitados e à contemplação e oração.

Com saúde frágil, retirou-se da cidade. Diante da morte próxima, ao ser levado de volta a Pádua, faleceu num subúrbio, em 13 de junho de 1231. A multidão tomou seu corpo e o levou para ser sepultado na Igreja de Nossa Senhora.

Logo no ano seguinte foi canonizado. Seus restos mortais repousam na Basílica de Santo Antônio de Pádua, construída em sua memória. No processo de translado, sua língua foi encontrada incorrupta e seu esqueleto preservado, bem como suas cordas vocais, seu queixo e alguns objetos, como uma túnica e um manto.

Seu admirável dom como pregador exercia fascínio sobre as multidões de pessoas simples e também sobre clérigos doutos. Seu estilo e os conteúdos que abordava podem ser conhecidos em parte através dos 77 sermões que sobreviveram e constam em sua obra Sermões Dominicais e Festivos.

Em sua curta vida operou muitos milagres. Alguns exemplos: uma mula que passou três dias sem comer, quando liberta de seu cercado, desviou-se da ração e ajoelhou-se diante da hóstia que Antônio lhe mostrava; restaurou o pé amputado de um jovem; aparição do Menino Jesus ao santo durante uma de suas orações.

A devoção popular cerca-o de riquíssimo folclore, atribuindo-lhe muitos milagres e graças até hoje. É padroeiro dos pobres e oprimidos, amputados, barqueiros, idosos, grávidas, pescadores, agricultores, viajantes, marinheiros e dos animais; é invocado para achar coisas perdidas, para conceber filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento.