CORPUS CHRISTI

Publicado em: 17/05/2018 - 19:42

Milagre de Lanciano.
Fonte: http://cleofas.com.br/omilagredelanciano/

A primeira Eucaristia foi celebrada na Quinta-Feira Santa: “Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. ‘Corpus Christi’ (do latim ‘O Corpo de Cristo’) é feriado nacional por força da grande maioria católica da população do Brasil.

Ao longo dos séculos a Comunhão alimenta nossa fé e mantém a unidade da Igreja. Dessas infinitas Eucaristias, várias aconteceram de forma incomum: existem mais de cinco dezenas de milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja; outras seis dezenas de relatos comprovados estão sendo investigados.

Um milagre eucarístico aconteceu em Lanciano, na Itália, no início dos anos 700. Numa celebração da Santa Missa, a Hóstia e o Vinho se mostraram visivelmente como Carne e Sangue do Senhor. O Sangue coagulou em cinco porções de idênticos pesos, na cor marrom-sépia. A Carne ficou na cor grená-escuro, mas, quando se coloca uma lâmpada por trás, ela adquire a cor rosada.

Profundos estudos científicos entre 1970 e 1981 atestam o milagre eucarístico de Lanciano: 1. a Carne é verdadeira carne humana; 2. a Carne é um pedaço do tecido muscular do coração (miocárdio); 3. o Sangue é humano; 4. a Carne e o Sangue têm o mesmo tipo sanguíneo: “AB”; 5. o Sangue contem proteínas na mesma proporção que se encontra num sangue humano vivo; 6. o Sangue tem sais minerais em proporções idênticas à dosagem encontrada num ser humano normal, de cloro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio; 7. a preservação da Carne e do Sangue durante 12 séculos, sem a ajuda de qualquer conservante ou ingrediente químico, é perfeita e admirável.

Fascinante? Admirável? Extraordinário? Para quem tem fé não há necessidade de “ver para crer”, mas os milagres eucarísticos existem e é bem interessante pesquisá-los e conhecê-los. Há, igualmente bem documentadas, muitas comunhões milagrosas, especialmente de beatos e santos. Cada acontecimento miraculoso é muito bonito e ocorreram de maneira diferenciada uns dos outros.

A festa mundial de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, a pedido da freira Juliana de Mont Cornillon, nascida na Bélgica. A procissão de Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV.

Em 1983, o novo Código de Direito Canônico (Cânon 944) mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’.

Para o católico é preceito, isto é, obrigatório, o comparecimento à Missa no dia de Corpus Christi e participação da procissão pelas vias públicas.

A Eucaristia é esse tesouro. Que benção é receber o Senhor em nossas mãos, contemplá-Lo e comungá-Lo em nosso íntimo!