QUARESMA

Publicado em: 10/02/2018 - 20:14

O que saber sobre Carnaval e Cinzas para vivenciar bem a Quaresma?

O nome Carnaval veio do latim, inicialmente ‘carnem levare’, ou seja, ‘abstenção de carne’, até a variante ‘carnevale’ ou ‘adeus à carne’. Antigamente chamava-se dias “gordos”, por haver a possibilidade de se fazer folia em festividades populares, desde o Dia de Reis (Epifania) até a véspera da Quarta-Feira de Cinzas. Neste dia tem início a Quaresma, um período de penitências e abstinências, especialmente de carne.

Mas, que cinzas são essas? São dos ramos do Domingo de Ramos, que secam em casa ou sobram na comunidade, mas não podem ser jogados fora, pois foram bentos pelo sacerdote. Queimados na igreja e transformados em cinzas, que são usadas na Quarta-Feira de Cinzas.

As cinzas sobre a cabeça são símbolo de arrependimento perante Deus, como relatado diversas vezes na Bíblia. Podemos receber as Cinzas de duas maneiras: marcados na testa em forma de cruz, ou sobre a cabeça. O sacerdote ou ministro pronuncia uma das frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!” As Cinzas nos remetem à humildade, à nossa condição de criaturas frágeis e dependentes de Deus. O peregrinar nesta vida é transitório, sujeito à morte.

A Quaresma é tempo favorável para a redescoberta, espaço para um novo nascimento, um convite a construir, a buscar novas maneiras de ser e encontrar formas de vida mais justas, mais solidárias, mais humanas. Converter-nos significa deixar para trás, queimar, tornar cinzas o “homem velho”, para nos revestir do “homem novo” e sermos sal da terra e luz para o mundo.

Quaresma é tempo de conversão, penitência, jejum, oração e arrependimento, para uma proposta de vida ao serviço do Evangelho, ou seja, a favor dos irmãos, especialmente dos mais necessitados, para obter a vida feliz, a vida plena, a vida eterna que o Senhor nos reserva.

Quaresma é momento propício para corrigir os erros e abrir-nos aos outros, realizando ações concretas de solidariedade. É tempo forte de renovação e crescimento espiritual, de escuta da Palavra de Deus, meditação e oração, é uma espécie de retiro, bom para reflexões e delas extrair boas práticas de vida.

A Quaresma nos direciona para a Páscoa, faz memória do Cristo, em seus 40 dias pelo deserto, revivendo, na Sua própria experiência, os 40 anos do povo de Deus no deserto. A Quaresma simboliza, assinala e recorda um passo, uma Páscoa, é um caminho bíblico, pastoral, litúrgico e existencial para cada católico e para a comunidade cristã. É a passagem do nada à existência, das trevas à luz, da morte à vida, que começa com as cinzas e conclui com a luz, a noite santa da Páscoa. Com Cristo subimos a Jerusalém, percorremos o caminho da cruz, passamos pela morte até chegarmos à nova vida, por Sua morte e ressurreição.

A Cruz Sagrada de Cristo é a nossa Salvação!